domingo, 30 de setembro de 2012

Lavoura Canela Fina o Início


                                                               LAVOURA CANELA FINA

1 -INÍCIO,no dia 27/09/12,ocorreu a aragem da terra que foi realizada com arado de bois pertencentes a Sr. Paulo Cascão, conforme foto abaixo:





A aragem da terra com junta de bois tem como finalidade mexer com as estruturas mais compactas da superfície do solo fazendo com que após a sua passagem o solo mas compacto se quebre e com isso a troca de nutrientes e a oxigenação do solo ocorra com mais facilidade.

Nesse processo temos também que destacar mais uma vez a parceria homem animal mostrando que a nossa dependência com outras espécies e mais estreita do que pensamos, por que apesar da grande maioria das pessoas nunca terem visto uma junta de boi arando a terra todos nós dependemos de alimentos produzidos grande parte na agricultura familiar onde  junta de boi apesar das inovações tecnológicas faz parte da rotina de muitas famílias produtoras.
Esse processo levou cerca de meio dia para ser realizado. Abaixo foto da área já toda arada.
 
2-Após a lavrar a terra nosso segundo passo foi fazer a divisão dessa área a ser plantada, como utilizaremos  uma área de declive optamos por separar a lavoura em 3 partes sendo que a primeira delas recebem apenas o processo de aragem e não recebeu o trabalho de gradear a terra(o processo de gradear veremos mais há frente).Lembramos que o lote da lavoura que não foi gradeada é o primeiro pois é  o que tem o maior declive. Esse cuidado é para que com as chuvas não ocorra erosão nas áreas plantadas e também torna a sustentabilidade do solo mais fácil pois combinados com outros processos servem de meios de garantir que o uso solo que combinado com a rotação de culturas e adubações verdes venhamos a ter um solo que produza com qualidade e sem sofrer danos que prejudicariam a lavoura.                                                      
Abaixo veremos foto da área onde apenas foi feito a aragem a boi. Nessa área foi plantado no dia 28/09/12 variedades de milho crioulo e também milho tratado em consorcio com a variedade de Melancia Congo(sandia congo) e melão gaúcho(melon gaúcho).
 

3-Gradear a terra: consiste em fazer com que a terra que foi arada e está em grandes torrões compactos em uma área como terra fofa e de fácil manejo e também para facilitar a germinação das sementes. Esse processo é feito com um trator e um arado fixo em sua traseira esse arado é composto de grandes discos que com o seu peso acabar por deixar a terra fofa e nivelada facilitando o processo de desenvolvimento da planta a ser plantada  na lavoura e na hora da colheita da produção e também após todo o processo de cultivo essa terra gradeada já estará pronta para receber o plantio de cobertura para que possamos além de produzir alimentos também venhamos a fazer a reposição dos minerais perdidos com o uso intensivo dessa terra e para que no próximo ano tenhamos uma boa expectativa para outras safras. Pois a manutenção do solo é a principal garantia de uma boa produção. Abaixo veremos foto da área já toda gradeada:

4-O PLANTIO: o plantio da segunda parte da área ocorreu no dia 30/09/12 como já falamos antes a área foi divida em três e nessa parte dedicamos o espaço para produzir também as cinco variedades de milho já mencionadas acima e em consorcio além da variedade de melão já citada nós escolhemos outra variedade de melancia, dessa vez plantamos sementes da melancia (Crimson Sweet) variedade conhecida em todo o Brasil pois é a mais comercializada e considerada uma das mais produtivas. Todo o processo de plantio está sendo feito a mão desde a mistura do composto orgânico nas covas de melancia e melão como também todo o processo de adubação e plantio do milho. Além do transporte do material que as vezes hora com ajuda de animais como o Bois e o principal deles o cavalo. Fora todo adubo orgânico que foi retirado principalmente das baias de cavalos e bovinos da propriedade. Abaixo mais fotos do processo de transporte do adubo e do plantio da segunda área.

 


Continuaremos no próximo post onde cada passo dessa lavoura estará a disposição de todos para acompanhar o seu crescimento até o momento da colheita e aberta a comentários e sugestões...#Continua...



                                                      




Nenhum comentário:

Postar um comentário